Arquitetura da Informação: conceitos e métodos

MATRICULE-SE

 

APRESENTAÇÃO

Este curso é totalmente voltado para profissionais da informação – Bibliotecários, Arquivistas, Jornalistas, Editores, etc – que desejam ter contato com conceitos básicos da Arquitetura de Informação, Estudo de Usuários e Usabilidade de Websites e Aplicações Digitais e as principais metodologias e ferramentas envolvidas que são exigência do mercado brasileiro.

OBJETIVOS

Desmitificar a Arquitetura de Informação e Estudos de Usabilidade nas Empresas, no conceito e na prática mercadológico.

Introduzir o aluno aos principais softwares, entregáveis, metodologias e postura proativa exigidos pelo mercado e dar acesso às fontes de informação para se aprimorar e aprofundar em uma das vertentes.

Ajudar o aluno a entender o que é Arquitetura de Informação dentro das empresas e qual o diferencial do Bibliotecário atuando neste nicho do mercado.

CONTEÚDO

Paula Azevedo Macedo

foto-paula

Bibliotecária formada pela Escola de Comunicações e Artes da Usp e fazendo fazendo especialização em Gestão Integradada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos, na mesma instituição.

Atua há 5 anos como Arquiteta de Informação, Designer de Experiência do Usuário e Analista de Usabilidade.

Já trabalhou nos portais UOL e R7, em uma consultoria de Arquitetura de Informação e Usabilidade (Saiba Mais), em agências digitais que atuam globalmente – a Gonow Tecnologia e Wunderman Brasil e a atualmente é pesquisadora numa consultoria de inovação e design thinking focada em mercados emergentes, a Insitum.

É colaborado do blog Arquitetura de Informação

Mais detalhes no perfil no Linkedin: br.linkedin.com/in/paulamacedo

Larissa Braga Duarte

Foto Lari BCursou três anos de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, graduação interrompida para entrar em Biblioteconomia pela Escola de Comunicação e Artes da mesma universidade, atualmente está no segundo ano do curso. Estuda Arquitetura de Informação e Designer de Experiência do Usuário há um ano. Começou a atuar oficialmente na área em Julho de 2014 no time de UX de uma consultoria de Marketing Digital. Nas horas vagas desenha.

 

 

PROGRAMA

  • Módulo 1

Cronologia da Informação no Ocidente: Das primeiras formas de organização da informação à Arquitetura de Informação.

Introdução à Arquitetura de Informação: Origens e Definição de Arquitetura de Informação e a Relação com Biblioteconomia.

UX Design: O que é esperado do profissional e como o Bibliotecário pode se preparar para atuar nessa área.

  • Módulo 2

Formação do Profissional: As diferentes origens e vertentes de atuação

Disciplinas de Arquitetura de Informação e UX Design: Design de Interfaces, design de interação, usabilidade, navegação, ergonomia, hierarquia de conteúdo,  estratégia de conteúdo, etc.

Cursos e Eventos da área: Onde manter-se atualizado e fazer networking.

  • Módulo 3

Entregáveis de Arquitetura de Informação e User Experience: o que é e como é feito os entregáveis de Arquitetura de Informação (Ver exemplos em http://tinyurl.com/entregaveisdeux )

Exemplos de entregáveis: Exemplos práticos de aplicação das metodologias

Ferramentas e processos de AI e UX Design realizado no dia a dia: As principais ferramentas e para que são usadas. Tutorial Básico de Axure.

  • Módulo 4

Mercado de Arquitetura de Informação no Brasil: Empresas que contratam Arquitetos de Informação: portais, agências, consutorias e empresas. A realidade e como o mercado caminha.

Bibliotecários que atuam como Arquitetos de Informação: Alguns depoimentos reais

  • Módulo 5

UX Design e Estratégias de Comunicação Digital na Arquitetura de Informação: Como identificar os gargalos e agregar valor como bibliotecário no mercado de Arquitetura de informação, se antecipando às necessidades e estando preparado para as oportunidades.

Tendências: o mercado de AI e UX no mundo.

METODOLOGIA

Aula expositiva (vídeo aulas) dos conteúdos, sugestões de leituras, links interessantes, testes para assimilar os seus conhecimentos, leitura e interpretação dos instrumentos oficiais de avaliação e simulação de avaliação da sua biblioteca.

AVALIAÇÃO

O curso é totalmente online. Cada módulo conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão sendo computados continuamente no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia do material didático escrito.

CARGA HORÁRIA

40 Horas

O curso tem carga horária de 40 horas que poderão ser desenvolvidas em até 60 dias corridos, a partir da data de início do curo. O curso fica disponível 24 horas, 7 dias da semana. Você pode acessar o conteúdo em qualquer hora ou lugar, no seu tempo disponível, sem horários fixos, de forma simples e prática. Após o encerramento do curso, o aluno poderá acessar o conteúdo do curso por mais 30 dias.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

01/09/2015 à 02/10/2015

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

28/09/2015 à 13/11/2015

VALORES

PROMOCIONAL (PESSOA FÍSICA)

R$269,00

* O valor promocional é para estudantes e profissionais que se inscrevem com CPF e pagam via PagSeguro e pode ser parcelado no cartão em até 12x com adicional ou no boleto bancário. Assim que o pagamento for liberado pelo PagSeguro, a matrícula é liberada no sistema automaticamente.

INTEGRAL (PESSOA JURÍDICA)

A ExtraLibris pratica valores promocionais para democratizar o acesso a formação para estudantes e profissionais liberais que queiram investir por contra própria em sua formação. Para consultar o valor integral de cada curso com a emissão de notas fiscas ou notas de empenho para pessoa jurídica entre em contato com a empresa responsável no email: caruso@personates.com

VAGAS

40 (mínimo 10 inscritos)

TIPO DE CURSO

Ensino a distância (EAD) / Moodle : extralibris.com

CERTIFICADO

Serão emitidos certificados para os alunos que tiverem o aproveitamento mínimo de 70%. Consta no certificado: a carga horária do curso, os conteúdos ministrados, a marca da ExtraLibris e assinatura tanto do professor quanto do organizador do curso. Os certificados serão enviados para o e-mail do aluno em até 30 dias após o fim do curso.

CONTATO

contato@extralibris.org

Outras informações sobre a ExtraLibris e a plataforma você encontra clicando aqui.

QUEM JÁ FEZ

IMG_2995-001Mariana Mathias

“O curso cumpriu bem o seu papel quando sugeriu apresentar conceitos e métodos de Arquitetura de Informação, apontando justamente as demandas que um profissional bibliotecário procura quando decide se aventurar neste segmento. Além da teoria, a prática, o mercado, e uma visão global da profissão, tudo foi muito bem apresentado, com uma linguagem clara, bibliografias completas, links, vídeos, etc. Além disso, a Paula é muito atenciosa e nitidamente uma profissional competente, cumpria os prazos de entrega dos módulos e correção das atividades, sempre dando críticas construtivas. Também tive a oportunidade de conversar bastante com ela, que inclusive me deu a chance de publicar um texto meu na coluna dela no blog de AI. Foi gratificante! Mais uma vez, parabéns! A experiência foi fantástica!”

 

MATRICULE-SE
Back to Top