Curadoria Digital para Serviços de Informação

MATRICULE-SE

APRESENTAÇÃO

A web ampliou as possibilidades de atuação para profissionais de diferentes áreas. Através dela tem surgido tecnologias que permitem a oferta de novos produtos e serviços. Bibliotecários e/ou profissionais da informação na maioria das vezes não dispõem de recursos suficientes para desenvolver e/ou adquirir estas plataformas tecnológicas. Algumas tendências emergentes como computação em nuvem, softwares livres, colaboração digital e redes sociais, representam uma oportunidade para estes profissionais. Através delas é possível planejar e implementar novos produtos e serviços de informação a baixo investimento para instituição e seus usuários. Além de promover visibilidade ao profissional em seu ambiente de atuação perante a comunidade.

O curso de Curadoria Digital para Serviços de Informação busca com a incorporação destes princípios da web aberta e colaborativa ensinar os estudantes a utilizar um software de gerenciamento de revista eletrônica / conteúdos em código aberto para a criação de um serviço para engajamento digital com acesso em dispositivos móveis. Para apresentar novas possibilidades de desenvolvimento dos serviços utilizaremos como referência estudos de caso enquadrados nestes modelos distintos:

  • a curadoria para criação de conteúdo para uma determinada audiência.
  • a curadoria como processo para a implementação de uma revista eletrônica.
  • a curadoria como atividade para a evolução do serviço de referência especializado.

OBJETIVOS

Ao final do curso é esperado que o aluno possa:

* compreender melhor os desafios e oportunidades para atuação profissional em ambientes digitais.

* reconhecer o potencial dos softwares a plataformas da web aberta e o acesso a informação em dispositivos móveis.

* utilizar recursos web emergentes para pesquisa, colaboração e disseminação da informação.

* criar uma proposta de serviço de referência ou revista eletrônica especializada utilizando nossa incubadora (com o acesso livre por mais 4 meses).

CONTEÚDO

FABIANO CARUSO

fotoperfilweb

Professor do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Possui experiência no planejamento e utilização de ferramentas digitais em bibliotecas e serviços de informação, sendo um dos percursores do conceito de Bibliotecas 2.0 no Brasil. Idealizador e gestor da ExtraLibris, atuou com Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Rede pela TerraForum Consultoria em clientes como TIM Brasil, Petrobras e Light. Ainda com sua própria empresa para o Ministério da Cultura e Unicamp em projetos digitais.

PROGRAMA

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO

Definições e conceitos, tendências e a evolução da web aos dispositivos móveis e potencialidades para Curadoria Digital.

MÓDULO 2 – PESQUISA

Ferramentas para pesquisa e monitoramento de informações em ambientes web e dispositivos móveis.

MÓDULO 3 – COLABORAÇÃO

Ferramentas de colaboração digital para gestão de conteúdos especializados.

MÓDULO 4 – SOFTWARE

A partir da pesquisa de informações e ambientação no uso do software, início da publicação e organização de conteúdos para a criação do serviço de informação especializado.

MÓDULO 5 – ENGAJAMENTO

Fundamentos básicos para o engajamento digital e funções necessárias para o lançamento de uma revista eletrônica e/ou serviço de referência especializados.

CARGA HORÁRIA

80 horas

O curso requer aproximadamente 10 horas de realização de atividades por semana, no horário de sua preferência. Não há sessões ao vivo, e todas os conteúdos estão disponíveis para consulta no site do curso. Espera-se dos participantes que leiam os textos recomendados, assistam ao conteúdo online das aulas, participem ativamente das discussões nos fóruns, e completem as tarefas e atividades propostas para a semana. As aulas em vídeo e outros materiais de apoio de cada módulo serão liberados para acesso no início de cada semana. O instrutor irá monitorar regularmente as discussões nos fóruns, propor novos tópicos de discussão e responder a perguntas individuais e do grupo.

TIPO DE CURSO

Ensino a distância (EAD) em plataforma Moodle : extralibris.com

CERTIFICADO

Serão emitidos certificados para os alunos que tiverem o aproveitamento mínimo de 70%. Consta no certificado: a carga horária do curso, os conteúdos ministrados, a marca da ExtraLibris e assinatura tanto do professor quanto do organizador do curso. Os certificados serão enviados para o e-mail do aluno ao fim do curso.

AVALIAÇÃO

O curso é totalmente online. Cada módulo conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão sendo computados continuamente no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia do material didático escrito.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

01/10/15 à 30/10/15

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2 MESES

26/10/15 à 18/12/15

VALORES

PROMOCIONAL (PESSOA FÍSICA)

R$299*

* O valor promocional é para estudantes e profissionais que se inscrevem com CPF e pagam via PagSeguro e pode ser parcelado no cartão em até 12x com adicional ou no boleto bancário. Assim que o pagamento for liberado pelo PagSeguro, a matrícula é liberada no sistema automaticamente.

INTEGRAL (PESSOA JURÍDICA)

A ExtraLibris pratica valores promocionais para democratizar o acesso a formação para estudantes e profissionais liberais que queiram investir por contra própria em sua formação. Para consultar o valor integral de cada curso com a emissão de notas fiscas ou notas de empenho para pessoa jurídica entre em contato com a empresa responsável no email: caruso@personates.com

VAGAS

30 (mínimo 10 inscritos)

CONTATO

contato@extralibris.org

Outras informações sobre a ExtraLibris e a plataforma você encontra clicando aqui.

 

MATRICULE-SE
Back to Top